Seguidores

Colegas, têm algum Portfólio/Dossier da vossa prática pedagógica?

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dossier do Educador - o nosso Portfólio


(Imagem retirada da página http://ivnamourao-empresas.blogspot.com/)



Olá a todos/as!

Espero que estejam a ter uma semana, com muito trabalho e de muita satisfação!

Bem, organizando o meu material do 1º trimestre: as minhas actas, as minhas observações, etc, etc...surgiu-me uma dúvida: será que as minhas colegas são tão "desorganizadas" como eu? =) lolol
Não é que eu seja desorganizada, nada disso, apenas tenho pouco tempo, o que já não ajuda em nada. Depois, em conversa com uma colega de escola, sobre o mesmo tema, ela deu-me umas dicas e tal e eu lá ganhei a genica que me faltava para terminar de o organizar.

E pronto, agora tenho um portfólio todo janota =) mas fiquei curiosa!
Gostaria de conhecer os vossos Portfólios de Educadora, dossiers, o que lhes quiserem chamar. Desafio-vos a falarem da forma como o têm organizado, do seguimento que lhe dão, como o identificam, tudo isso, pode ser? Podem até colocar fotografia, se der. O importante é partilhar e só dessa forma aprendemos muito mais!

Fico à espera, ok?

Beijinhos,
a Educadora!

2 comentários:

Educadora! disse...

Bem, eu vou falar do meu, contudo mais tarde, depois da sondagem feita eu terei todo o prazer em o mostrar, com as respectivas fotos!

Segui a orientação da minha cara colega de trabalho (Obrigada P., és um anjo!) e organizei-o desta forma:
+ Na lombada tem a identificação da idade do grupo, da sala com o respectivo simbolo e do ano lectivo;
+ Inicia com um separador com o simbolo da sala e nome da mesma, mais o ano lectivo;
+ Plano anual de actividades da sala;
+ Projecto Educativo da Instituição;
+ Projecto Curricular de turma;
+ Exemplar da entrevista aos pais;
+ Exemplar das autorizações para tirar fotografias;
+ Lista das crianças e aniversários da sala;
+ Esquema da sala para colocação das camas para dormir;
+ Separador do 1º Trimestre;
+ Separador do mês;
+ Planificação semanal;
+ Todo o material usado (letras das canções, exemplar do trabalho por fazer, exemplar do trabalho já feito, registos fotográficos, observações das crianças, se for algo retirado da net, impressão da página, etc...), arquivado por ordem;
+ Sempre que à reunião do pessoal docente, tenho um resumo da mesma;
+ No final do trimestre, tenho o exemplar da avaliação, cópia do material usado na reunião de pais, e registo de algum feedback dos pais, que não esteja em concordância com a avaliação;

e por aí adiante...e o vosso?

Beijinhos,
a Educadora!

Creche do Pato Laranja disse...

Muitos Parabéns, excelente organização de trabalho. Ainda costuma guardar mais alguma coisa no portfólio? Adorei mesmo, vou adaptar às salas da creche.

Obrigada pela partilha

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails